Fazer faculdade é fácil? Não. Fazer exatas é fácil? Muito menos. Fazer Contabilidade é fácil? Nunca será. Quer dizer nenhuma faculdade é fácil, independente do seu curso.
Mas hoje vim falar um pouquinho sobre a faculdade de Ciências Contábeis, que é o meu curso.
A Contabilidade é uma das profissões que mais crescem no mundo. Os contadores, também conhecidos como contabilistas, fazem os registros contábeis das empresas, cuidam de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.
Com base em uma visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros, retrata as influências desses nas alterações patrimoniais, por meio da identificação, da mensuração, da divulgação e da análise dos eventos e das transações ocorridas nas organizações.
Produz informações que subsidiam o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, de forma a contribuir para o alcance das metas e dos objetivos da organização.
Para receber o título de contador, o profissional deve prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade do estado onde trabalha.
E a partir desse ano, o técnico em contabilidade, que antes podia fazer a prova e atuar também, hoje já pode obter o registro.
Isso é muito bom, eu como estudante passei 4 anos em uma faculdade, pagando muito caro, enquanto o cara vai la e estuda 1 ano no curso técnico ( nada contra logico, é uma opção), e pode tirar o registro também, é foda.
O que você pode fazer
- Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
- Contabilidade ambiental: Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
- Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
- Controle e perícia: Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
- Ensino: Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é preciso pós-graduação.
- Entre outros.
Em relação a faculdade, a minha por exemplo é muito fraca, deveria ser aprimorado para sim, a pessoa sair realmente sabendo ( o que deve acontecer em qualquer curso que você escolhe), se não fosse o estagio, eu me formaria sem saber nada de nada, do que acontece em um escritório de contabilidade.
Nossa Natali, mais por que você não mudou de faculdade?
Eu só percebi isso quando comecei o estagio, final do ano passado, e percebi que não tinha aprendido nada, e que o essencial a faculdade não oferece para os alunos.
Mas eu tenho professores bons, que tenta ajudar a gente em tudo, que é possível, e tanta deixar a gente bem informados.
Minha visão sobre o curso, é que se você não tem nenhum conhecimento na área, deve-se pesquisar muito e pega relatórios de escritórios para ver o que é trabalha nessa área.
Não é fácil, e nem simples, são coisas complexas que se o profissional não sabe o que faz, pode arruinar a empresa e o seu nome, e isso é difícil fazer um nome nesse mercado, tão complexo.
E vocês, qual o curso que vocês gostariam de fazer?
Beijoss