Moda  |  28.03.2019

Cerveja artesanal, entenda um pouco mais.

A Cerveja Artesanal é produzida praticamente de forma caseira. Separei um conteúdo inteiro com dicas e sugestões para você entender um pouco mais.

Cerveja artesanal, entenda um pouco mais.

Essas cervejas são consideradas como cerveja artesanal pelo cuidado que têm com sua produção. Normalmente são ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.

Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal, pense em cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados.

Atualmente, já existem mais de 120 tipos de cervejas especiais que são classificadas em 3 famílias:

  • Ales: São cervejas mais complexas e de alta fermentação. As mais conhecidas são Stout, English Pale Ale, Trapista.
  • Lagers: São cervejas mais leves e de baixa fermentação, é um dos estilos mais conhecidos do mundo, sendo os mais populares: a Pilsen, American Lager, Schwarbier.
  • Sour: Cervejas de alta ou baixa fermentação e fermentação espontânea, como as Lambic que apresentam aromas e sabores muito característicos. Os sub estilos mais populares são as Geuze, Faro e Kriek.

Para a produção da cerveja artesanal todas as técnicas desde os ingredientes básicos (malte, lúpulo, fermentadores e água), até o preparo da receita e por fim, os conservantes finais devem ser naturais.

A primeira fase da produção, para determinar o tipo de cerveja, ocorre através da malteação, logo após a colheita da cevada e suspensão do período de germinação, através de um aquecimento por estufa.

Posterior ao aquecimento, é conduzido para a torrefação, que pode ser moderada ou forte. Possibilitando tipos de cevada maltada distintos e com diferentes colorações.

O lúpulo por sua vez, é o responsável por agregar sabor à cerveja, especialmente no que diz respeito ao amargor. O resultado final da cerveja, dependerá da quantidade de lúpulo empregado.

Para o processo de fermentação, os responsáveis são as leveduras, organismos que realizam a produção de dióxido de carbono e álcool, também proporcionam o sabor consideravelmente marcante.

O primórdio na elaboração das cervejas especiais, é determinar a receita completa e o resultado que se espera, no que diz respeito à coloração, cor e amargor.

Existem milhares de marcas incríveis, e o marca a cada ano só cresce.

Normalmente quem experimenta uma cerveja Artesanal, dificilmente vai querer outra. Apesar que o preço é alto, em relação a outras cervejas.

Eu particularmente, gosto da Cerveja Artesal Pilsen e a Red.

Para quem quiser conhecer mais sobre cerveja e todos os tipos, acesse o site Clube do Malte. Nesse site você encontra diversas cervejas e informações

Anterior
Próximo
Compartilhe
Comente Aqui
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
0 Comentários “Cerveja artesanal, entenda um pouco mais.”